logotipo /imagens/bandeiras/pt.gif   /imagens/bandeiras/gb.gif   /imagens/bandeiras/it.gif   /imagens/bandeiras/es.gif   /imagens/bandeiras/fr.gif
  
Slideshow Image 1 Slideshow Image 2 Slideshow Image 3 Slideshow Image 4 Slideshow Image 5 Slideshow Image 6 Slideshow Image 7 Slideshow Image 8
Apresentação
Palavra do Pároco
Palavra de Deus e revelações privadas
Aparições e revelações
Os Santos e a interpretação da Escritura
Balasar
Beata Alexandrina
História de uma Vida
Missão
Mensagem
Espiritualidade
Mística
Colóquios
Êxtases
Orações
Fátima e Balasar
Alexandrina no mundo
Processo | Glorificação
Serviços
Horários Litúrgicos
Pastoral da Mensagem da Beata Alexandrina
Serviços aos Peregrinos
Peregrinos - Estatísticas
Destaques
Capela da Santa Cruz
Cruz de Cristo
História da Capela S. Cruz
Alexandrina e a Santa Cruz
Fundação
Protocolo
Logótipo
Corpos Gerentes
Arquivo
Notícias
Temas de Reflexão
Meditar e Rezar com a Beata Alexandrina

Notícias

2012-12-19 — VIVER E CELEBRAR O NATAL COM JESUS

/imagens/noticias/2012/meninojesuss.jpg
2012-12-19

   Menino Jesus de Alexandrina

Neste Ano da Fé procuremos celebrar e viver o Natal em total união com Jesus. Nem sempre o Natal é uma festa com Jesus. Para muita gente não passa de uma comemoração histórica do passado. Há muitas coisas, muita alegria, muita festa, mas falta Jesus. Falta a personagem da festa.

 

É necessário acreditar que a festa de Natal é a festa da Eucaristia. É na Eucaristia e pela Eucaristia que Jesus nasce em cada um de nós. É na Eucaristia que fazemos comunhão de vida com Jesus. É na Eucaristia que celebramos o Mistério da Fé.

 

Cristianizar o Natal! Eis o grande desafio para o cristão dos nossos dias. Os primeiros cristãos cristianizaram a festa do sol. Colocaram Cristo em primeiro lugar. Cristo é que é o Sol e Luz da humanidade. É necessário cristianizar o Natal. Um país, terra de Santa Maria, mas que deixa paganizar o Natal!

Graças a Deus há muitas famílias que celebram com muita alegria o Natal de Jesus. Muita gente celebra a Eucaristia. Muita gente se prepara com o sacramento da Reconciliação. Muita gente partilha com os irmãos mais carenciados a alegria do Natal. Saibamos ser vigilantes e estar atentos aos sinais do nosso tempo. Ainda há muitos Natais com Jesus.

 

Que as palavras de Jesus e da Beata Alexandrina nos ajudem a viver e celebrar o Natal com Jesus, neste Ano da Fé. Que este Natal seja um ato de fé em Jesus, o Filho de Deus, o nosso Salvador:

 

(Alexandrina)

«Canta alegre, minha alma!

Vai nascer o Deus-Menino!

Foi só para dar-te o Céu

Que Ele se fez pequenino.

 

Meu coração bateu asas

Ao Presépio foi poisar

Dar-se todo a Jesus,

Para O servir e amar.

 

O fogo que me devora

Herdei-o do meu Jesus.

Principiou no presépio

E foi levá-Lo à cruz.

 

Tenho fome de Jesus,

Vou ao Presépio a correr,

Comer das suas virtudes

Só elas me fazem viver.»

(24 e 25/12/1951)

 

No Meditar e Rezar, poderá ler colóquios e cartas da Beata Alexandrina, no Natal de vários anos da sua vida.

 

 

 

Votos de um Santo Natal

Padre Manuel Neiva

Presidente da Fundação Alexandrina de Balasar

2012-12-13 — BOLETIM "VIVER DA EUCARISTIA - VIVER PARA A IGREJA”

/imagens/noticias/2012/boletimum.jpg
2012-12-13

Os devotos da Beata Alexandrina podem receber em suas casas o boletim “Viver da Eucaristia – Viver para a Igreja”, um boletim trimestral dedicado à difusão da Vida e Mensagem da Beata Alexandrina Maria da Costa.

 

O boletim primitivo foi criado, depois da morte de Alexandrina, pelo Dr. Dias de Azevedo, médico e amigo de Alexandrina, continuado pelo Pe. Francisco Dias de Azevedo, pelo Pe. José Granja e, hoje, pelo Pe. Manuel Neiva.

 

Atualmente, o boletim apresenta-se com a seguinte estrutura:

  • “Palavra” do Pároco de Balasar e um autor que faz corresponder a vida da Igreja com a Beata Alexandrina (ex: Ano da fé – Alexandrina: mulher de fé);
  • Artigos sobre personalidades ligadas à Beata Alexandrina (ex: diretores espirituais);
  • Notícias acerca de eventos e curiosidades da Mensagem da Beata Alexandrina em Balasar e no mundo.

 

Quem desejar receber o boletim em sua casa, deve contactar-nos para fornecer o nome e morada. O preço da assinatura anual é de 2,00€ (0,50€ x 4 boletins).

 

Aos que já são assinantes: Bem-haja!

2012-12-03 — PRIMEIRO DIA DO ADVENTO VIVIDO COM FÉ EM BALASAR

/imagens/noticias/2012/adventofe.jpg
2012-12-03

Foi no passado sábado que vários peregrinos se reuniram em Balasar para “viver o Advento no Ano da Fé com a Beata Alexandrina”. Neste primeiro dia do Advento, a Fé foi o tema que conduziu todo o encontro.

 

Depois de um caloroso acolhimento, todos se reuniram no Anfiteatro, para visualizar uma apresentação sobre a vida e a mensagem da Beata Alexandrina. Seguiu-se uma reflexão sobre a fé e sobre o Credo realizada pelo Mons. M. Ferreira Araújo que a finalizou apresentando a Beata Alexandrina como uma “mulher de fé”. Algumas pessoas deram testemunho de graças obtidas por sua intercessão, visivelmente comovidas. Nos jardins do Centro Pastoral, o grupo celebrou uma breve Via Sacra e prosseguiu para o almoço.

 

Na parte da tarde, foi possível visitar os locais relacionados com a Beata Alexandrina e na igreja, o encontro terminou com a oração do Terço e a celebração da Santa Missa. Destaque para a peregrinação do concelho de Paredes, promovida pelo Pe. António Augusto, SCJ.

 

Todos se mostraram satisfeitos, num clima sereno e de oração.

O próximo encontro está agendado para o tempo da Quaresma.

2012-11-30 — 30 ANOS DA MORTE DE DEOLINDA E ÇÃOZINHA

/imagens/noticias/2012/deolindaecaozinha.jpg
2012-11-30

(Deolinda e Çãozinha)

Na primeira quinzena de dezembro, recordamos Deolinda, irmã da Beata Alexandrina, e Çãozinha, amiga íntima da mesma, no 30.º aniversário das morte da primeira.

 

Deolinda Maria da Costa, quatro anos mais velha, dedicou a vida ao cuidado da sua irmã Alexandrina, trabalhando como costureira em casa. Maria da Conceição Leite Reis Proença (Çãozinha), professora, foi amiga de infância de Alexandrina e manteve essa amizade até à sua morte.

Ambas exerciam uma vida cristã ativa, fazendo parte de diversos movimentos eclesiais. Acompanhavam também a evolução espiritual de Alexandrina e, ao ritmo da sua voz, registaram centenas de palavras que são hoje um tesouro para a Igreja.

 

No êxtase de 2 de maio de 1942, Jesus fala a Alexandrina da sua irmã e da sua amiga:

«Diz, diz, Minha filha, à tua irmãzinha, à tua Çãozinha que estão ao abrigo de Jesus guardadas para sempre no Seu Divino Coração. Jesus será o prémio, a recompensa de todos os que sofrem com a sua benjamina. Jesus é tudo para as almas que o amam e que por ela são amados.»

 

Deolinda faleceu no dia 6 de dezembro de 1982 (82 anos) e Çãozinha faleceu no dia 11 de dezembro de 1984 (80 anos). Conheça mais aqui.

2012-11-13 — VIVER O ADVENTO NO ANO DA FÉ COM A BEATA ALEXANDRINA

/imagens/noticias/2012/adventoanodafe.jpg
2012-11-13

É já no primeiro sábado de dezembro, dia 1, que se vai realizar um dia especial, em Balasar.

 

Em pleno Ano da Fé, propomos a entrada no Advento com a Beata Alexandrina. Este feriado será vivido com vários momentos que têm como finalidade aprofundar a Vida e a Mensagem da Beata Alexandrina, ela que foi uma verdadeira “mulher de fé”.

 

Segue o programa:

 

09h30: Acolhimento no Anfiteatro junto à casa da Beata Alexandrina

10h00: Reflexão sobre a Vida e a Mensagem da Beata Alexandrina

10h30: Reflexão “Alexandrina – Mulher de Fé”

11h30: Via Sacra

12h30: Almoço

14h00: Visita guiada

15h30: Oração do Rosário

16h00: Eucaristia

17h00: Despedida

 

Quem desejar, poderá reservar o almoço (entre em contacto para marcação).

 

Venha passar um dia diferente e traga a sua família e amigos para que todos possam crescer na fé, segundo o modelo da Beata Alexandrina.

2012-10-30 — 70 ANOS DA CONSAGRAÇÃO DO MUNDO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

/imagens/noticias/2012/icmaria.jpg
2012-10-30

 

Amanhã, celebra-se o 70º aniversário da primeira consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, realizada pelo Papa Pio XII, em Roma.

 

A Beata Alexandrina e o seu primeiro diretor espiritual – Pe. Mariano Pinho, SJ – tiveram um papel importante na concretização deste pedido divino:

“(Jesus) Manda dizer ao teu Pai espiritual que em prova do amor que dedicas à Minha Mãe Santíssima, quero que seja feito todos os anos um Ato de consagração do mundo inteiro num dos dias das suas festas...” (C.M.P.; 1935) Para conhecer melhor esta missão da Beata Alexandrina, visite o Site Oficial da Beata Alexandrina.

 

A 31 de outubro de 1942, realizou-se esta primeira consagração, renovanda ao longo dos anos pela Igreja.

 

A consagração ao Imaculado Coração de Maria deve acontecer “todos os anos” na Igreja, nas dioceses, paróquias, famílias e individualmente para que, por intermédio da Virgem Maria, se “apresse o triunfo do Reino de Deus, e todas as gerações humanas, pacificadas entre si e com Deus” e para que se entoe “o eterno Magnificat de glória, amor, reconhecimento ao Coração de Jesus, onde só podem encontrar a Verdade, a Vida e a Paz.” (Papa Pio XII)

Esta data será vivida com alegria.

 

2012-10-19 — CRISTÃOS DE FÉ, COMO A BEATA ALEXANDRINA

/imagens/noticias/2012/alexandrinafé.jpg
2012-10-19

 

Os santos e os beatos, os cristãos que levaram uma existência com fé viva mesmo no meio das tormentas, das humilhações, das tentações, das calúnias, dos opróbrios, das doenças, etc. são para nós modelo de vida de fé. Neste “Ano da Fé” temos que aprender com a Beata Alexandrina a crescer na fé, na adesão a Jesus e, com Ele, ao Pai, a viver com fé o quotidiano da vida, a sermos homens e mulheres de fé viva.  

Para continuar a ler clique aqui

2012-10-19 — ALEXANDRINA MISSIONÁRIA

/imagens/noticias/2012/missão.jpg
2012-10-19

 

Ao celebrarmos neste mês de Outubro um mês missionário, vem-nos à mente um desejo da Alexandrina: “Quero ser missionária para batizar pretinhos e salvar almas a Jesus” (Autobiografia, 17). É verdade que Alexandrina revela este desejo num momento difícil da sua vida. Vendo-se muito doente e sujeita a ficar paralítica, são muitas as promessas que faz ao seu Jesus. Mas, o mesmo Jesus já tinha escolhido a sua missão: “ Coragem, coragem, filhinha, a tua missão é esta: abraçar o mundo, abraçar os pecadores, conduzir a Mim o rebanho, as ovelhas tresmalhadas. Coragem, coragem” (15-12-1945). E: A missão que te confiei são os meus sacrários e os pecadores. Eu elevei-te a tão alto grau. É o meu amor” (20-12-1934).

No seu leito de dor, foi grande a missão de Alexandrina. Foram milhares as pessoas que escutaram a sua mensagem. Entravam na sua casa com um espírito - algumas talvez de curiosidade - e saíam transfiguradas. Quantas conversões, no silêncio, se realizaram.

Podemos resumir em três pontos fundamentais a mensagem que Jesus nos transmite através de Alexandrina.

Em primeiro lugar o seu amor, a total unidade e Comunhão com Jesus Eucaristia. Alexandrina não se limitou a “acreditar” em Jesus. A sua fé foi plena. Uma total comunhão de alma e vida com Jesus. O seu Jesus presente no Sacrário.

Através de Alexandrina Jesus continua a falar com cada um de nós. Alexandrina foi, e é, a grande Missionária da Eucaristia. O seu pedido do modo de a sepultar continua a ser, para nós, um a convite a vivermos em união com Jesus Eucaristia.

Fruto do seu amor e total união e comunhão de vida com Jesus, surge outro ponto fundamental da mensagem de Alexandrina: Um apelo forte à conversão dos pecadores. Toda a sua vida pedia e apelava às pessoas que se convertessem e nunca mais pecassem. Se refletirmos uma pouco, este é o grande apelo de Jesus no início da sua pregação: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”.

Outro ponto importante da sua mensagem é a sua união com Maria, a Mãe de Jesus, a quem chamava Mãezinha. Fruto desta união, Jesus convida-a para uma grande missão: a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria. Foi uma missão difícil, pois encontrou muita resistência, mas conseguiu cumprir o desejo do seu Jesus. Em 31 de Outubro de 1942 o Papa Pio XII Consagra o Mundo ao Imaculado Coração de Maria. Alexandrina foi, e é, grande Missionária do Amor e Devoção a Maria.

O seu amor pelas missões leva-a a inscrever-se como membro da LIAM, do grupo de Balasar. Ela amava as missões e rezava muito pelos missionários. Tinha grande preocupação pelas missões. Enviava muitas ofertas para as missões. Chegava ao ponto de criar animais para depois vendê-los e enviar o dinheiro para as Missões.

Como Santa Teresinha do Menino Jesus que, não saindo do convento, foi uma grande missionária, por isso é proclamada padroeira das Missões, também Alexandrina, não saindo da sua casa e do seu leito de dor, foi uma grande missionária.

O exemplo de Alexandrina é um apelo para todos nós. Todo o cristão é por natureza missionário. O mandato e envio de Jesus continua atual, e mais do que nunca nos nossos dias. Ninguém pode ficar indiferente. Jesus fundou a Igreja para continuar a Sua Missão. Levar a Boa Nova a Todas as nações. Todos somos convidados a cumprir o mandato de Jesus.

P. Manuel Neiva

NOTA: Para melhor conhecer e compreender a Missão que Jesus confiou a Alexandrina deve consultar este site no capítulo Missão de Alexandrina

2012-10-15 — ANO DA FÉ COM A BEATA ALEXANDRINA

/imagens/menus/anofé.jpg
2012-10-15

No passado dia 11 de outubro, o Santo Padre deu início ao Ano da Fé que viveremos até ao dia 24 de novembro de 2013, solenidade de Cristo Rei.

 

«Os Santos e os Beatos são as autênticas testemunhas da fé.» - Assim refere a Congregação para a Doutrina da Fé nas indicações pastorais para o Ano da Fé. Nesse sentido, o Santuário Alexandrina de Balasar vai organizar diversas atividades para dar a conhecer a Beata Alexandrina, como modelo de fé para a nossa vida:

 

Realiza-se a Adoração Eucarística todas as quintas feiras (20h00) e domingos (16h00) na igreja paroquial de Balasar.

 

“Um dia com a Beata Alexandrina” – um dia de várias atividades em Balasar – no tempo do Advento (1 de dezembro), Quaresma (3 de março) e Páscoa (18 de maio). Consulte o programa aqui. Pode ser dirigida a adultos, jovens e crianças, numa determinada data, mediante marcação.

 

“Meditar e rezar com a Bíblia e a Beata Alexandrina” – um espaço no Site oficial do Santuário Alexandrina de Balasar para acompanhar a cada domingo a Palavra de Deus e os escritos de Alexandrina.

 

Documentos relacionados com o Ano da Fé e a Beata Alexandrina – um espaço no mesmo Site oficial.

 

Para participar, basta contactar a Secretaria da Fundação Alexandrina de Balasar.

 

 

2012-10-14 — UMA MULTIDÃO DE PEREGRINOS NAS CELEBRAÇÕES DO 13 DE OUTUBRO

/imagens/noticias/2012/festalexandrina (1).jpg
2012-10-14

 

No dia de ontem, Balasar viu chegar centenas de peregrinos para viver a Festa da Beata Alexandrina, no seu 57º aniversário do nascimento para o Céu.

 

Os peregrinos, provenientes de diversas zonas do país, chegaram desde manhã bem cedo até ao fim da tarde, depois de uma viagem a pé, de carro ou autocarro.

 

Das várias atividades – Conferência com o Pe. Dário Pedroso, visita guiada para um grande grupo de peregrinos a pé, entre outras – ressaltam-se as Eucaristias solenes e os momentos de Adoração Eucarística.

 

Na homilia da Eucaristia festiva da Beata Alexandrina, D. Manuel Linda, bispo auxiliar de Braga, afirmou: “De facto, Paixão de Cristo, culto eucarístico e devoção ao Imaculado Coração de Maria constituem o tripé onde assenta a espiritualidade de Alexandrina, como refere a Colecta desta Missa.”

 

Sobre o Ano da Fé, referiu que, “Quem tem fé não se limita a aceitar a existência de um Ser superior, mas confia plenamente n’Ele, abandona-se confiadamente a Ele, entrega-lhe a sua vida.”

 

Pedimos a Deus, por intercessão da Beata Alexandrina, nos faça saborear o dom maravilhoso de uma fé de diálogo filial e ajude a nossa sociedade a encontrar expressões de justiça e de fraternidade, fundamentalmente para com os mais necessitados.” – finalizou D. Manuel Linda.

 

Com muita emoção, o dia terminou com a visualização do filme “Alexandrina vive a Paixão”: uma gravação da Paixão que Alexandrina viveu todas as sextas feiras, de 1938 a 1942.

A Igreja alegra-se no dom da vida e mensagem da Beata Alexandrina.

Homilia de D. Manuel Linda veja aqui

2012-10-10 — D. MANUEL LINDA PRESIDIRÁ À EUCARISTIA DA FESTA DA BEATA ALEXANDRINA

/imagens/noticias/2012/ml.gif
2012-10-10

D. Manuel Linda, Bispo Auxiliar de Braga, irá presidir à Eucaristia da Festa litúrgica da Beata Alexandrina Maria da Costa, em Balasar.

 

Os devotos da Beata Alexandrina acolhem com afeto D. Manuel Linda que já esteve presente em Balasar, celebrando outras datas comemorativas.

 

Recordamos o programa para este dia, o 57º aniversário da sua morte:

08h00 – Acolhimento ao Peregrino

09h15 – Conferência – Alexandrina e o Ano da Fé, com a presença do Pe. Dário Pedroso, no auditório junto da casa da Beata Alexandrina

10h30 – Eucaristia e bênção dos doentes preside o Pe. Dário Pedroso

12h00 – Exposição ao Santíssimo

17h00 – Adoração Eucarística

18h00 – Missa da Festa da Beata Alexandrina

19h00 – Filme: Alexandrina vive a Paixão (Aconselhado apenas a jovens e adultos)

 

Poderá assistir às celebrações em www.alexandrinadebalasar.com.

2012-10-08 — TARDE DE LOUVOR VIVIDA COM ALEGRIA EM BALASAR

2012-10-08

Ontem, a igreja de Balasar encheu-se para a Tarde de Louvor, animada pela Comunidade Canção Nova.

 

Por volta das 14h30, as pessoas foram chegando cheias de entusiasmo, provenientes de várias localidades, desde Braga ao Porto.

Para a animação da tarde, estiveram presentes quatro missionários da Canção Nova: Pe. Marcos Pereira, Evaldo Costa, Dijanira Morgado e Denilson Morgado.

 

Este momento de louvor começou com vários cânticos, seguido da pregação acerca de Maria, a Virgem do Rosário, com várias referências à Beata Alexandrina. Depois do intervalo, todos rezaram o terço mariano e adoraram Jesus Eucaristia, exposto no altar. O encontro finalizou-se com a Eucaristia, presidida pelo Pe. Marcos e concelebrada pelo Pe. Manuel Casado Neiva, pároco de Balasar, e pelo Pe. Sílvio Faria, salesiano.

 

Muitas pessoas assistiram à Tarde de louvor através da transmissão em direto no site oficial do Santuário Alexandrina de Balasar.

 

Todos partiram para as suas casas com alegria, recomendando um novo encontro para louvar o Senhor.

2012-10-03 — TEXTOS LITÚRGICOS PARA O DIA 13 DE OUTUBRO - MEMÓRIA LITÚRGICA DA BEATA ALEXANDRINA

2012-10-03

No dia 25 de abril de 2004, o Papa João Paulo II beatificou a Alexandrina Maria da Costa. Nesse mesmo dia anunciou que a sua memória litúrgica seria no dia 13 de outubro, data da sua morte. Neste dia é utilizada uma litúrgia diferente na celebração da Eucaristia.

Encontram-se disponiveis em pdf, os textos litúrgicos referentes à Memória liturgica da Beata Alexandrina, para a celebração desta festa , no dia 13 de outubro. 

Faça o download aqui

2012-09-28 — TARDE DE LOUVOR COM A CANÇÃO NOVA EM BALASAR

imagens/noticias/2012/not52.jpg
2012-09-28

No próximo domingo, dia 7 de outubro, vai-se realizar uma tarde de louvor na igreja paroquial de Balasar, com a Comunidade Canção Nova.

 

A tarde será iniciada com cânticos de louvor, seguindo-se um ensinamento. Mais tarde, será rezado o terço mariano e será realizada a adoração ao Santíssimo Sacramento. Para finalizar, será celebrada a Eucaristia.

 

Segue o programa:

 

14h30 – Cânticos de Louvor

15h00 – Ensinamento: “Aprender como Maria a viver as virtudes e a humildade”

16h30 – Oração do Terço mariano

17h00 – Adoração ao Santíssimo Sacramento

18h00 - Eucaristia

 

A Canção Nova é uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Privado, reconhecida pela Santa Sé em 2008, cuja missão é evangelizar.

 

A tarde de louvor será transmitida em direto em: www.alexandrinadebalasar.com

2012-09-21 — FESTA LITÚRGICA DA BEATA ALEXANDRINA

imagens/noticias/2012/not28.png
2012-09-21

No dia 13 de outubro, a Igreja celebra a festa litúrgica da Beata Alexandrina Maria da Costa. Já é possível conhecer o programa para os próximos dias 12 e 13 de outubro:

Dia 12 de outubro

20h30 – Procissão de velas

 

Dia 13 de outubro

08h00 – Acolhimento ao Peregrino

09h15 – Conferência – Alexandrina e o Ano da Fé, com a presença do Pe. Dário Pedroso, no auditório junto da casa da Beata Alexandrina

10h30 – Eucaristia e bênção dos doentes preside o Pe. Dário Pedroso

12h00 – Exposição ao Santíssimo

17h00 – Adoração Eucarística

18h00 – Missa da Festa da Beata Alexandrina, preside um bispo auxiliar de Braga

19h00 – Filme: Alexandrina vive a Paixão

                        (Aconselhado apenas a jovens e adultos)

 

As celebração serão transmitidas em direto no site. 

Quem desejar, poderá participar no almoço da festa (entre em contacto para marcação).

Todos os devotos da Beata Alexandrina são convidados a viver este dia em Igreja com alegria.

2012-09-20 — CAMINHADA MISSIONÁRIA COM A BEATA ALEXANDRINA

2012-09-20

A Departamento da Ação Missionária da Arquidiocese de Braga vai realizar uma caminhada missionária com a Beata Alexandrina, no próximo dia 13 de outubro.

 

Esta caminhada terá início na igreja paroquial de Barcelinhos, pelas 06h00, e seguirá em direção a Balasar, onde estarão a decorrer as cerimónias comemorativas da festa litúrgica da Beata Alexandrina.

 

Segue o programa desta iniciativa:

 

06h30 – Início da caminhada, na igreja de Barcelinhos

10h30 – Eucaristia em Balasar

11h45 – Visita guiada aos lugares de Alexandrina

13h00 – Almoço (farnel/restaurante)

15h00 – Conferência: “Alexandrina e a Missão”, no anfiteatro junto à casa da Beata Alexandrina

17h00 – Adoração Eucarística, na igreja paroquial

 

 

O objetivo da iniciativa é promover a participação das comunidades cristãs na celebração do dom da vida da Beata Alexandrina e aprofundar a sua mensagem, também de cariz missionária.

Para participar, basta associar-se à caminhada. Para marcar o almoço ou qualquer dúvida, entre em contacto.

2012-08-30 — RELÍQUIAS DE S. JOÃO BOSCO EM PORTUGAL

imagens/noticias/2012/not26.jpg
2012-08-30

Para preparar a festa do bicentenário do nascimento de S. João Bosco, que se realizará no dia 16 de agosto de 2015, a urna das relíquias de D. Bosco está a percorrer o mundo.

 

De 1 a 18 de setembro, as relíquias vão passar nas casas salesianas de Portugal. Pretende-se aprofundar a espiritualidade e a vida deste santo da Igreja, padroeiro dos jovens. Aqui, poderá ficar a saber mais sobre o percurso e as celebrações.

 

Recorde-se que a Beata Alexandrina era Salesiana Cooperadora. Sobre a Congregação afirmou: «Sinto uma grande união com os Salesianos e com os Cooperadores do mundo inteiro. Quantas vezes olho para o meu diploma e ofereço os meus sofrimentos unida a todos eles, para salvação da juventude.

Amo a Congregação; amo-a muito e nunca mais a esquecerei nem na terra nem no Céu.». (in “Alexandrina”)

 

 

A Família Salesiana alegra-se com a visita das relíquias do seu fundador.

2012-07-20 — HONRA, LOUVOR E GLÓRIA À SANTÍSSIMA TRINDADE E À BEATA ALEXANDRINA DE BALASAR

2012-07-20

“Porque eu quero logo depois da tua morte que a tua vida seja conhecida, e há-de o ser, farei que ela o seja. Chegará aos confins do mundo”.

“Quero que tudo se saiba, para verem como Eu me comunico às almas que me querem amar”.

                                                Palavras de Jesus a Alexandrina em 20/11/1937

 

 

O site do Santuário e Fundação Alexandrina de Balasar tem como finalidade honrar e louvar a Beata Alexandrina. Queremos dar a conhecer a sua Mensagem para Glória de Deus, e honra e louvor à Beata Alexandrina.

Transcrevemos alguns textos da Beata Alexandrina revelando a vontade de Jesus para que a sua vida e obra seja conhecida em todo o mundo, e quais os frutos deste conhecimento.

 

 

Alexandrina escreve, numa carta ao Pe. Mariano Pinho, o que Jesus lhe disse no dia 20 de novembro de 1937:

«Porque eu quero logo depois da tua morte que a tua vida seja conhecida, e há-de o ser, farei que ela o seja. Chegará aos confins do mundo, assim como terá chegado a voz do Papa a consagrar o mundo à Minha querida Mãe. Quero que tudo se saiba, para verem como Eu me comunico às almas que me querem amar.»

 (Cartas ao Padre Mariano Pinho; 22/11/1937)

 

 

«Todas as almas que te visitarem, são os seus nomes inscritos pelo teu Anjo em meu Coração, e serão salvas. Mesmo aquelas que te visitarem por curiosidade e mal-intencionadas. A tua dor será uma força invencível que a todas salva. Tudo isto faz parte da missão que te confiei, a mais nobre e sublime missão.»

(Sentimentos da Alma; 07/06/1946)

 

 

No ano da sua morte, a 13 de maio de 1955, no 38º aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, Jesus afirma:

«Depois da tua morte, o teu sepulcro, a tua sepultura, há-de falar intimamente a milhares, a milhares de pecadores. As almas hão-de ir junto de ti, e por ti, como agora, continuarão a ser enriquecidas.»

(Diário Espiritual; 13/05/1955)

 

 

A 2 de setembro de 1949, depois de um êxtase:

«Foi para elas (almas), Minha filha, que Eu te criei, foi a missão mais sublime que te confiei, e em prova de que é para as salvar que estás neste Calvário dou-te todas as graças, entrego-te todos os meios. Faz com que em grande número venham junto de ti, farei que te rodeiem à volta do túmulo e que te invoquem quando estiveres no Céu.»

(Sentimentos da Alma; 02/09/1949, sexta feira)

 

 

Nossa Senhora a Alexandrina:

«Escolhi este dia que em minha honra é guardado para que em união comigo seja festejado o dia em que te foi entregue o reinado da humanidade. Quando o mundo disto tiver conhecimento, comigo serás louvada.»

(Sentimentos da Alma; 08/12/1944)

 

 

Felizmente que a vida e mensagem da Beata Alexandrina rapidamente se espalhou por todo o mundo. São muitos os escritos e vários os livros onde muitas pessoas manifestam a sua admiração e experiência espiritual baseada na vida e Mensagem da Beata Alexandrina.

Neste momento, em que o site oficial da Fundação Alexandrina de Balasar é apresentado aos devotos da Beata Alexandrina, queremos reconhecer, de um modo particular, o trabalho dos seus diretores espirituais: o Pe. Mariano Pinho e Pe. Humberto Pasquale. Sem a sua perseverança e “fé” em Alexandrina, hoje esta grande mensagem de Deus seria pouco conhecida. Os seus livros foram pioneiros e fundamentais para que a profecia de Jesus se concretizasse. Graças a eles conhecemos este jóia de Jesus e modelo de vida para o cristão.

Mas, hoje, há outros areópagos, outros púlpitos, outros livros sem os quais a Mensagem ficará ao alcance de pouco público. A internet é o grande meio de comunicar ao mundo do nosso tempo. Daí o site e outros meios que a Fundação Alexandrina de Balasar utilizará para dar a conhecer ao mundo a grandeza da mensagem que Deus nos transmite através da Beata Alexandrina e, assim, ajudar a cumprir o desejo e mandato de Jesus.

Tudo seja para Glória da Santíssima Trindade, Glória da Mãezinha, e gratidão e louvor à Beata Alexandrina pela sua doação total ao Senhor como vítima de amor pela humanidade. Ela é a “Esposa de Sangue”. Assim a definiu o Papa Beato João Paulo II na homilia da proclamação como Beata da Igreja Católica.

 

Pe. Manuel Neiva

Pároco de Balasar

Presidente da Fundação Alexandrina de Balasar

2012-07-01 — BALASAR CELEBROU OS 180 ANOS DA APARIÇÃO DA SANTA CRUZ

imagens/noticias/2012/180_anos_santa_cruz.jpg
2012-07-01

A Paróquia de Balasar e a Fundação Alexandrina de Balasar celebraram com muita dignidade os 180 anos da aparição da Santa Cruz, acontecimento muito importante na história da Comunidade e da Beata Alexandrina.

 

O dia 21 de junho, dia comemorativo da aparição, foi assinalado com uma solene Eucaristia e Adoração da Cruz.

 

Nos dias 7 e 8 de julho celebramos a Festa do Senhor da Cruz com o seguinte programa:

Dia 7 – Eucaristia e Auto da “Cruz Gloriosa e Triunfal”

Dia 8 – 09h00: Eucaristia Solene

            15h00: Sermão e Procissão

 

Esta procissão continha quadros bíblicos alusivos à Cruz na vida do Cristão, Aparição da Santa Cruz, Alexandrina e a Santa Cruz, e Jesus, o Homem da Cruz. Saíram diversos andores com imagens da devoção popular assim como as Confrarias e muito fiéis.

 

Esta grandiosa Procissão foi uma belíssima catequese acerca da Cruz na vida do cristão. Como preparação, durante toda a semana, realizámos catequeses sobre o mistério da Cruz, e o que significa para Balasar a aparição da Santa Cruz, e sua ligação com a Beata Alexandrina.

 

                           

Exposição “ Os Crucifixos na Devoção Familiar”

 

Durante estes dias, esteve patente ao público, no salão da sede da Junta de Freguesia, uma grande Exposição acerca da Aparição da Santa Cruz, Sua relação com a Beata Alexandrina, Oratórios e Crucifixos que revelam a Fé, devoção e cultura religiosa das famílias no Crucifixo.

 

Belíssimos e valorosos Oratórios e Crucifixos revelaram não só a devoção das famílias, mas também a arte e valor histórico, que surpreenderam as muitas pessoas que visitaram a exposição.

2012-07-01 — SITE OFICIAL DO SANTUÁRIO DA BEATA ALEXANDRINA DE BALASAR

imagens/noticias/2012/layout_site.jpg
2012-07-01

Depois de muitos meses de estudo e investigação, eis o Site oficial do Santuário e da Causa da Beata Alexandrina de Balasar: www.alexandrinadebalasar.com

Com o site queremos dar a conhecer a grande mensagem que Deus nos transmite através da Beata Alexandrina; informar os peregrinos e devotos de todos os eventos que se realizam em louvor da Beata Alexandrina; fornecer o necessário para que todos possam contactar com o Santuário da Beata Alexandrina, em Balasar.

 

Estamos conscientes que é um caminho muito longo a percorrer. Apenas estamos no início, pois o site será uma construção diária.

Vamos apresentar os pontos e temas fundamentais da mensagem da Beata Alexandrina. Em cada tema apresentamos textos de Alexandrina, não fazendo comentários. Os estudos e temas de reflexão sobre a Beata Alexandrina terão um lugar próprio.

 

Iniciamos o site com o menu de “Apresentação”, o menu “Beata Alexandrina”, com o tema “História de Uma Vida”, e o menu dos “Serviços”. Em breve o menu da Beata Alexandrina terá mais temas, e outros menus serão apresentados.

 

Queremos informar os Devotos da Beata Alexandrina que são muitas e diversas as páginas na internet que falam da Beata Alexandrina. Nenhuma é da responsabilidade da Fundação Alexandrina de Balasar e, por isso, não são oficiais, nem os textos da Beata Alexandrina que são colocados nessas páginas são reconhecidos pela Fundação Alexandrina de Balasar, única autorizada pela autoridade eclesiástica para estudar e divulgar a obra e mensagem da Beata Alexandrina de Balasar.

 

Contamos com a colaboração de todos os devotos da Beata Alexandrina. Para isso, no mesmo site, fornecemos os nossos contactos.

 

P. Manuel Neiva

Pároco de Balasar

Presidente da Fundação Alexandrina de Balasar

Destaques
/imagens/destaques/rsz_anopastoral2016_17.jpg
Agenda
2016-2017
Ano Mariano - Fé Contemplada
8 e 9 de julho 2017
Festa do Senhor da Cruz
14 de setembro
Exaltação da Santa Cruz
13 de outubro 2017
62.º aniversário da morte da Beata Alexandrina
31 de outubro
Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria
Localização

Ver mapa maior
ContactosMoradaHorários

Tel. Igreja: (00351) 252 951 601

Tel. Fundação: (00351) 252 951 264 

Tlm Fundação: (000351) 963 649 183

E-mail: fundacao@alexandrinadebalasar.com

Rua Alexandrina Maria da Costa, 21

4570-017 Balasar PVZ

GPS     41º 24' 17'' N    8º 37' 31'' W

Receção da Igreja:

segunda feira a sábado

09h00-12h30 e 14h00-18h00

domingo

09h00 às 12h45 e 14h30 às 18h00 

                                      

Casa da Alexandrina:

Inverno

09h00-12h00 e 14h00-18h00

Verão

Semana - 09h00 às 12h00 e 14h00 às 16h00

Domingo e Dia Santo - 08h00 às 19h00