logotipo /imagens/bandeiras/pt.gif   /imagens/bandeiras/gb.gif   /imagens/bandeiras/it.gif   /imagens/bandeiras/es.gif   /imagens/bandeiras/fr.gif
  
Slideshow Image 1 Slideshow Image 2 Slideshow Image 3 Slideshow Image 4 Slideshow Image 5 Slideshow Image 6 Slideshow Image 7 Slideshow Image 8
Apresentação
Palavra do Pároco
Palavra de Deus e revelações privadas
Aparições e revelações
Os Santos e a interpretação da Escritura
Balasar
Beata Alexandrina
História de uma Vida
Missão
Mensagem
Espiritualidade
Mística
Colóquios
Êxtases
Orações
Fátima e Balasar
Alexandrina no mundo
Processo | Glorificação
Serviços
Horários Litúrgicos
Pastoral da Mensagem da Beata Alexandrina
Serviços aos Peregrinos
Peregrinos - Estatísticas
Destaques
Capela da Santa Cruz
Cruz de Cristo
História da Capela S. Cruz
Alexandrina e a Santa Cruz
Fundação
Protocolo
Logótipo
Corpos Gerentes
Arquivo
Notícias
Temas de Reflexão
Meditar e Rezar com a Beata Alexandrina

Notícias

2015-02-25 — UM DIA COM A BEATA ALEXANDRINA - Dia 8 de março

/imagens/noticias/2013/alex_imgconhecida.jpg
2015-02-25

No dia 8 de março realizar-se-á  um retiro “Um dia com a Beata Alexandrina”. É uma oportunidade para meditar, viver e conhecer a vida e mensagem da Beata Alexandrina.

 

A Beata Alexandrina continua a ser um grande exemplo e modelo para a nossa vida cristã.

Tema de reflexão: “Como Alexandrina, viver a Fé”

Conferente: Padre Doutor Manuel Morujão, S.J.

Local: Sala Padre Mariano Pinho (junto à casa da Beata Alexandrina)

Horário: 9h30min terminando com a Eucaristia às 17h00.

 

Haverá momentos de reflexão e oração baseados na vida e mensagem da Beata Alexandrina.

 

Todos os amigos e devotos são convidados a participar!

 

Para mais informações podem dirigir-se à receção da Igreja, através do telefone 252 951 601 ou via email: fundação@alexandrinadebalasar.com

2015-02-18 — Visita Pastoral a Balasar

/imagens/noticias/2015/rsz_dsc_9766.jpg
2015-02-18

Na passada semana, a paróquia de Santa Eulália de Balasar esteve em festa, quer com a preparação quer com a realização da Visita Pastoral. A comunidade paroquial foi visitada pastoralmente pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo D. Francisco Senra, Bispo auxiliar de Braga. A visita começou com uma longa preparação da comunidade e culminou com uma grande celebração, no passado dia 15 de Fevereiro, pelas 16h.

A primeira etapa da visita do nosso Pastor foi no dia 12 de Fevereiro, quinta-feira. Um dia intenso, cheio de momentos programados mas sobretudo repleto de encontros do povo com o seu pastor. Começou pela manhã com a visita a duas escolas primárias, marcadas pelo bom acolhimento e pela mensagem deixada a alunos, professores e familiares ali presentes.

A manhã terminou com a visita domiciliar a alguns doentes. D. Francisco levou o afeto do pastor, a oração do Papa Francisco para o dia do doente e fez questão de cumprimentar, esperançosamente, aqueles que imbuídos de espírito de misericórdia cuidam sem cessar dos que encontram como frágeis.

A parte da tarde ficou marcada pelo encontro, na Igreja paroquial, com cerca de uma centena de doentes e idosos. Houve lugar ao sacramento da Reconciliação e da Santa Unção na celebração da Eucaristia. As suas palavras foram mais uma vez de conforto e esperança em Jesus que, ao falar-nos no Evangelho, transmitia a sua capacidade de curar aqueles que mais precisam.

Para terminar o dia, dois momentos fortes. Primeiro uma Vigília de Oração ao Espírito Santo com os jovens que iriam ser crismados. Um momento belo de oração! Por fim, a assembleia paroquial onde D. Francisco refletiu e fez falar os três setores principais de uma comunidade paroquial: anúncio (catequese), celebração (liturgia), vivência da fé (social, movimentos).

A visita pastoral continuou no dia 13, sábado, da parte da tarde com dois momentos: primeiro o encontro com a catequese e seus pais e, depois, um forte e profundo encontro como os 58 crismandos, como forma de preparação última para receberem o Sacramento da Confirmação.

O dia 15 foi a última etapa desta visita pastoral e à semelhança dos dias anteriores foi vivido com grande intensidade. D. Francisco foi recebido de forma festiva, mostrando-se grato e contente com o caminho da comunidade percorrido e que tem a percorrer. Durante a celebração festiva de encerramento, deixou palavras que confirmaram a fé da comunidade, presente em grande número, deixando dois fortes apelos à paróquia que tem nos seus braços o enorme legado da Beata Alexandrina. Apelou a uma comunidade que deverá ser marcada pelo acolhimento de quem se abeira da filha bem-aventurada, principalmente os mais frágeis, e a uma comunidade com forte vivência da misericórdia.

O balanço faz-se de forma positiva, sobretudo pela esperança do caminho a percorrer. A comunidade sente-se abençoada e por isso agradece ao Senhor D. Francisco e ao Senhor Arcebispo, D. Jorge, esta visita que a confirma na fé em Jesus Cristo.

2015-02-07 — Celebração do Dia do Doente

/imagens/noticias/2015/papa-francesco.jpg
2015-02-07

No próximo dia 11 de fevereiro a Igreja celebra o Dia Mundial do Doente. Queremos saudar todos os doentes com uma palavra de conforto e carinho, lembrando que neste Santuário o doente ocupa um lugar muito importante na oração e acolhimento.

Os doentes, do corpo e do espírito, encontram na Beata Alexandrina um conforto e resposta para o seu sofrimento. No sofrimento, Alexandrina manifestou o seu amor a Jesus e à humanidade.

O Santuário Alexandrina de Balasar vai celebrar este acontecimento no dia 12, presidindo o sr. D. Francisco Senra, bispo auxiliar de Braga, de Visita Pastoral à Paróquia de Balasar e ao Santuário, com o seguinte programa:

14h30 – Acolhimento aos doentes e idosos

15h00 – Palavra do sr. Bispo

15h15 – Sacramento da Confissão

15h30 – Santa Missa e Sacramento da Santa Unção

 

Às pessoas que desejarem participar na celebração, os responsáveis pedem, e agradecem, que comuniquem ao Santuário através do telefone nº 253951601

 

Para vosso conhecimento, leitura e meditação apresentamos a Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial do Doente.

Unidos na Oração, acreditando num Deus Amor, uma palavra amiga para todos os doentes.

 

«Queridos irmãos e irmãs,

por ocasião do XXIII Dia Mundial do Doente, instituído por São João Paulo II, dirijo-me a todos vós que carregais o peso da doença, encontrando-vos de várias maneiras unidos à carne de Cristo sofredor, bem como a vós, profissionais e voluntários no campo da saúde.

O tema deste ano convida-nos a meditar uma frase do livro de Job: «Eu era os olhos do cego e servia de pés para o coxo» (29, 15). Gostaria de o fazer na perspectiva da «sapientia cordis», da sabedoria do coração.

1.      Esta sabedoria não é um conhecimento teórico, abstracto, fruto de raciocínios; antes, como a descreve São Tiago na sua Carta, é «pura (…), pacífica, indulgente, dócil, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem hipocrisia» (3, 17). Trata-se, por conseguinte, de uma disposição infundida pelo Espírito Santo na mente e no coração de quem sabe abrir-se ao sofrimento dos irmãos e neles reconhece a imagem de Deus. Por isso, façamos nossa esta invocação do Salmo: «Ensina-nos a contar assim os nossos dias, / para podermos chegar à sabedoria do coração» (Sal 90/89, 12). Nesta sapientia cordis, que é dom de Deus, podemos resumir os frutos do Dia Mundial do Doente.

[…]

Também hoje quantos cristãos dão testemunho – não com as palavras mas com a sua vida radicada numa fé genuína – de ser «os olhos do cego» e «os pés para o coxo»! Pessoas que permanecem junto dos doentes que precisam de assistência contínua, de ajuda para se lavar, vestir e alimentar. Este serviço, especialmente quando se prolonga no tempo, pode tornar-se cansativo e pesado; é relativamente fácil servir alguns dias, mas torna-se difícil cuidar de uma pessoa durante meses ou até anos, inclusive quando ela já não é capaz de agradecer. E, no entanto, que grande caminho de santificação é este! Em tais momentos, pode-se contar de modo particular com a proximidade do Senhor, sendo também de especial apoio à missão da Igreja.

[…]»

 

Para ler toda a mensagem do Santo Padre clique no link: http://bit.ly/1AA9ZAy

2015-01-17 — Programa da Visita Pastoral

/imagens/noticias/2015/rsz_1crisma.jpg
2015-01-17

PROGRAMA DA VISITA PASTORAL

 

Dia 12 de fevereiro – quinta-feira

Manhã

Visita às Escolas

Visita à Junta de Freguesia

Visita panorâmica e locais da Paróquia

Conversa com o Pároco

Visita aos doentes acamados

Tarde                       

14h30 – Acolhimento aos doentes e idosos e Palavra de D. Francisco

15h30 – Momento de Confissão

16h30 – Santa Missa e santa Unção

19h30 – Santa Missa Paroquial

20h30 – Vigília ao Espírito Santo

21h15 – Assembleia Paroquial – na Igreja

Dia 13 de fevereiro – sexta-feira

21h00 – Celebração do Sacramento da Confissão

Dia 14 de fevereiro – sábado

Manhã

Das 9h00 às 11h30 – Sacramento da Confissão para jovens e adultos

Às 10h30 – Sacramento da Confissão para crianças e adolescentes

Tarde

15h00 – Encontro com as crianças e adolescentes da catequese

16h30 – Encontro com os Crismandos

Dia 15 de fevereiro – Domingo

Tarde

15h30 – Acolhimento do Senhor Bispo no adro da Igreja

16h00 – Santa Missa e Sacramento da Confirmação

 

ATENÇÃO: No Domingo, dia 15 de manhã, apenas haverá Eucaristia às 09h00 e 10h30. Nesse dia não se fará a Eucaristia das 07h00; 12h00 e 17h00.

Destaques
/imagens/destaques/rsz_anopastoral2016_17.jpg
Agenda
2016-2017
Ano Mariano - Fé Contemplada
8 e 9 de julho 2017
Festa do Senhor da Cruz
14 de setembro
Exaltação da Santa Cruz
13 de outubro 2017
62.º aniversário da morte da Beata Alexandrina
31 de outubro
Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria
Localização

Ver mapa maior
ContactosMoradaHorários

Tel. Igreja: (00351) 252 951 601

Tel. Fundação: (00351) 252 951 264 

Tlm Fundação: (000351) 963 649 183

E-mail: fundacao@alexandrinadebalasar.com

Rua Alexandrina Maria da Costa, 21

4570-017 Balasar PVZ

GPS     41º 24' 17'' N    8º 37' 31'' W

Receção da Igreja:

segunda feira a sábado

09h00-12h30 e 14h00-18h00

domingo

09h00 às 12h45 e 14h30 às 18h00 

                                      

Casa da Alexandrina:

Inverno

09h00-12h00 e 14h00-18h00

Verão

Semana - 09h00 às 12h00 e 14h00 às 16h00

Domingo e Dia Santo - 08h00 às 19h00