logotipo /imagens/bandeiras/pt.gif   /imagens/bandeiras/gb.gif   /imagens/bandeiras/it.gif   /imagens/bandeiras/es.gif   /imagens/bandeiras/fr.gif
  
Slideshow Image 1 Slideshow Image 2 Slideshow Image 3 Slideshow Image 4 Slideshow Image 5 Slideshow Image 6 Slideshow Image 7 Slideshow Image 8
Apresentação
Palavra do Pároco
Palavra de Deus e revelações privadas
Aparições e revelações
Os Santos e a interpretação da Escritura
Balasar
Beata Alexandrina
História de uma Vida
Missão
Mensagem
Espiritualidade
Mística
Colóquios
Êxtases
Orações
Fátima e Balasar
Alexandrina no mundo
Processo | Glorificação
Serviços
Horários Litúrgicos
Pastoral da Mensagem da Beata Alexandrina
Serviços aos Peregrinos
Peregrinos - Estatísticas
Destaques
Capela da Santa Cruz
Cruz de Cristo
História da Capela S. Cruz
Alexandrina e a Santa Cruz
Fundação
Protocolo
Logótipo
Corpos Gerentes
Arquivo
Notícias
Temas de Reflexão
Meditar e Rezar com a Beata Alexandrina

Notícias

2015-02-25 — UM DIA COM A BEATA ALEXANDRINA - Dia 8 de março

/imagens/noticias/2013/alex_imgconhecida.jpg
2015-02-25

No dia 8 de março realizar-se-á  um retiro “Um dia com a Beata Alexandrina”. É uma oportunidade para meditar, viver e conhecer a vida e mensagem da Beata Alexandrina.

 

A Beata Alexandrina continua a ser um grande exemplo e modelo para a nossa vida cristã.

Tema de reflexão: “Como Alexandrina, viver a Fé”

Conferente: Padre Doutor Manuel Morujão, S.J.

Local: Sala Padre Mariano Pinho (junto à casa da Beata Alexandrina)

Horário: 9h30min terminando com a Eucaristia às 17h00.

 

Haverá momentos de reflexão e oração baseados na vida e mensagem da Beata Alexandrina.

 

Todos os amigos e devotos são convidados a participar!

 

Para mais informações podem dirigir-se à receção da Igreja, através do telefone 252 951 601 ou via email: fundação@alexandrinadebalasar.com

2015-02-18 — Visita Pastoral a Balasar

/imagens/noticias/2015/rsz_dsc_9766.jpg
2015-02-18

Na passada semana, a paróquia de Santa Eulália de Balasar esteve em festa, quer com a preparação quer com a realização da Visita Pastoral. A comunidade paroquial foi visitada pastoralmente pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Bispo D. Francisco Senra, Bispo auxiliar de Braga. A visita começou com uma longa preparação da comunidade e culminou com uma grande celebração, no passado dia 15 de Fevereiro, pelas 16h.

A primeira etapa da visita do nosso Pastor foi no dia 12 de Fevereiro, quinta-feira. Um dia intenso, cheio de momentos programados mas sobretudo repleto de encontros do povo com o seu pastor. Começou pela manhã com a visita a duas escolas primárias, marcadas pelo bom acolhimento e pela mensagem deixada a alunos, professores e familiares ali presentes.

A manhã terminou com a visita domiciliar a alguns doentes. D. Francisco levou o afeto do pastor, a oração do Papa Francisco para o dia do doente e fez questão de cumprimentar, esperançosamente, aqueles que imbuídos de espírito de misericórdia cuidam sem cessar dos que encontram como frágeis.

A parte da tarde ficou marcada pelo encontro, na Igreja paroquial, com cerca de uma centena de doentes e idosos. Houve lugar ao sacramento da Reconciliação e da Santa Unção na celebração da Eucaristia. As suas palavras foram mais uma vez de conforto e esperança em Jesus que, ao falar-nos no Evangelho, transmitia a sua capacidade de curar aqueles que mais precisam.

Para terminar o dia, dois momentos fortes. Primeiro uma Vigília de Oração ao Espírito Santo com os jovens que iriam ser crismados. Um momento belo de oração! Por fim, a assembleia paroquial onde D. Francisco refletiu e fez falar os três setores principais de uma comunidade paroquial: anúncio (catequese), celebração (liturgia), vivência da fé (social, movimentos).

A visita pastoral continuou no dia 13, sábado, da parte da tarde com dois momentos: primeiro o encontro com a catequese e seus pais e, depois, um forte e profundo encontro como os 58 crismandos, como forma de preparação última para receberem o Sacramento da Confirmação.

O dia 15 foi a última etapa desta visita pastoral e à semelhança dos dias anteriores foi vivido com grande intensidade. D. Francisco foi recebido de forma festiva, mostrando-se grato e contente com o caminho da comunidade percorrido e que tem a percorrer. Durante a celebração festiva de encerramento, deixou palavras que confirmaram a fé da comunidade, presente em grande número, deixando dois fortes apelos à paróquia que tem nos seus braços o enorme legado da Beata Alexandrina. Apelou a uma comunidade que deverá ser marcada pelo acolhimento de quem se abeira da filha bem-aventurada, principalmente os mais frágeis, e a uma comunidade com forte vivência da misericórdia.

O balanço faz-se de forma positiva, sobretudo pela esperança do caminho a percorrer. A comunidade sente-se abençoada e por isso agradece ao Senhor D. Francisco e ao Senhor Arcebispo, D. Jorge, esta visita que a confirma na fé em Jesus Cristo.

2015-02-07 — Celebração do Dia do Doente

/imagens/noticias/2015/papa-francesco.jpg
2015-02-07

No próximo dia 11 de fevereiro a Igreja celebra o Dia Mundial do Doente. Queremos saudar todos os doentes com uma palavra de conforto e carinho, lembrando que neste Santuário o doente ocupa um lugar muito importante na oração e acolhimento.

Os doentes, do corpo e do espírito, encontram na Beata Alexandrina um conforto e resposta para o seu sofrimento. No sofrimento, Alexandrina manifestou o seu amor a Jesus e à humanidade.

O Santuário Alexandrina de Balasar vai celebrar este acontecimento no dia 12, presidindo o sr. D. Francisco Senra, bispo auxiliar de Braga, de Visita Pastoral à Paróquia de Balasar e ao Santuário, com o seguinte programa:

14h30 – Acolhimento aos doentes e idosos

15h00 – Palavra do sr. Bispo

15h15 – Sacramento da Confissão

15h30 – Santa Missa e Sacramento da Santa Unção

 

Às pessoas que desejarem participar na celebração, os responsáveis pedem, e agradecem, que comuniquem ao Santuário através do telefone nº 253951601

 

Para vosso conhecimento, leitura e meditação apresentamos a Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial do Doente.

Unidos na Oração, acreditando num Deus Amor, uma palavra amiga para todos os doentes.

 

«Queridos irmãos e irmãs,

por ocasião do XXIII Dia Mundial do Doente, instituído por São João Paulo II, dirijo-me a todos vós que carregais o peso da doença, encontrando-vos de várias maneiras unidos à carne de Cristo sofredor, bem como a vós, profissionais e voluntários no campo da saúde.

O tema deste ano convida-nos a meditar uma frase do livro de Job: «Eu era os olhos do cego e servia de pés para o coxo» (29, 15). Gostaria de o fazer na perspectiva da «sapientia cordis», da sabedoria do coração.

1.      Esta sabedoria não é um conhecimento teórico, abstracto, fruto de raciocínios; antes, como a descreve São Tiago na sua Carta, é «pura (…), pacífica, indulgente, dócil, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem hipocrisia» (3, 17). Trata-se, por conseguinte, de uma disposição infundida pelo Espírito Santo na mente e no coração de quem sabe abrir-se ao sofrimento dos irmãos e neles reconhece a imagem de Deus. Por isso, façamos nossa esta invocação do Salmo: «Ensina-nos a contar assim os nossos dias, / para podermos chegar à sabedoria do coração» (Sal 90/89, 12). Nesta sapientia cordis, que é dom de Deus, podemos resumir os frutos do Dia Mundial do Doente.

[…]

Também hoje quantos cristãos dão testemunho – não com as palavras mas com a sua vida radicada numa fé genuína – de ser «os olhos do cego» e «os pés para o coxo»! Pessoas que permanecem junto dos doentes que precisam de assistência contínua, de ajuda para se lavar, vestir e alimentar. Este serviço, especialmente quando se prolonga no tempo, pode tornar-se cansativo e pesado; é relativamente fácil servir alguns dias, mas torna-se difícil cuidar de uma pessoa durante meses ou até anos, inclusive quando ela já não é capaz de agradecer. E, no entanto, que grande caminho de santificação é este! Em tais momentos, pode-se contar de modo particular com a proximidade do Senhor, sendo também de especial apoio à missão da Igreja.

[…]»

 

Para ler toda a mensagem do Santo Padre clique no link: http://bit.ly/1AA9ZAy

2015-01-17 — Programa da Visita Pastoral

/imagens/noticias/2015/rsz_1crisma.jpg
2015-01-17

PROGRAMA DA VISITA PASTORAL

 

Dia 12 de fevereiro – quinta-feira

Manhã

Visita às Escolas

Visita à Junta de Freguesia

Visita panorâmica e locais da Paróquia

Conversa com o Pároco

Visita aos doentes acamados

Tarde                       

14h30 – Acolhimento aos doentes e idosos e Palavra de D. Francisco

15h30 – Momento de Confissão

16h30 – Santa Missa e santa Unção

19h30 – Santa Missa Paroquial

20h30 – Vigília ao Espírito Santo

21h15 – Assembleia Paroquial – na Igreja

Dia 13 de fevereiro – sexta-feira

21h00 – Celebração do Sacramento da Confissão

Dia 14 de fevereiro – sábado

Manhã

Das 9h00 às 11h30 – Sacramento da Confissão para jovens e adultos

Às 10h30 – Sacramento da Confissão para crianças e adolescentes

Tarde

15h00 – Encontro com as crianças e adolescentes da catequese

16h30 – Encontro com os Crismandos

Dia 15 de fevereiro – Domingo

Tarde

15h30 – Acolhimento do Senhor Bispo no adro da Igreja

16h00 – Santa Missa e Sacramento da Confirmação

 

ATENÇÃO: No Domingo, dia 15 de manhã, apenas haverá Eucaristia às 09h00 e 10h30. Nesse dia não se fará a Eucaristia das 07h00; 12h00 e 17h00.

Destaques
/imagens/destaques/rsz_anopastoral2016_17.jpg
Agenda
2016-2017
Ano Mariano - Fé Contemplada
30 março 2017
113º aniversário do nascimento da Beata Alexandrina
25 de abril 2017
13.º aniversário da Beatificação de Alexandrina
Localização

Ver mapa maior
ContactosMoradaHorários

Tel. Igreja: (00351) 252 951 601

Tel. Fundação: (00351) 252 951 264 

E-mail: fundacao@alexandrinadebalasar.com

Rua Alexandrina Maria da Costa, 21

4570-017 Balasar PVZ

GPS     41º 24' 17'' N    8º 37' 31'' W

 

Receção da Igreja:

segunda feira a sábado

09h00-12h30 e 14h00-18h00

domingo

09h00 às 12h45 e 14h30 às 19h00 (horário verão)

                                        ou 18h00 (horário inverno)

 

Casa da Alexandrina:

09h00-12h00 e 14h00-19h00