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Espiritualidade

Espiritualidade vem de Espírito. É o modo de viver do crente em Deus que procura alcançar a plenitude da sua relação e comunhão (comum-união) com Deus. A pessoa vai caminhando na procura de Deus, e sente-se de tal ordem em união e possuída de Deus, que pode afirmar como S. Paulo. “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). S. João na sua primeira carta exprime o sentido da Espiritualidade. “Caríssimos, agora  somos filhos de Deus, e ainda não se ainda não se manifestou  o que havemos de ser. Sabemos que quando Jesus Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos como Ele é.” (1 Jo 3,2).

 

Há uma só Espiritualidade: a de Jesus Cristo. Mas cada pessoa exprime a sua espiritualidade conforme o carisma que Deus lhe concede. Por isso há diversidade na expressão da Espiritualidade, porque há diversidade de carismas (1 Cor cap. 12).

A Espiritualidade não pode ficar num “espiritual” sem uma vida concreta. É nas obras da vida que se exprime a Espiritualidade. A Espiritualidade modela a vida da pessoa. Espiritualidade é deixar-se conduzir pelo Espírito Santo. S. Paulo, nas suas cartas, muito fala do Espírito Santo e da Sua ação na vida do cristão. Apresenta o Espírito Santo como alguém sem O qual não se pode acreditar em Jesus. Na primeira carta aos Coríntios diz: "Ninguém pode dizer: ”Jesus é o Senhor!” a não ser sob a ação do Espírito Santo”( 1 Cor 12,3). Faz constantes apelos a vivermos pelo Espírito Santo. Sem uma verdadeira Espiritualidade a Fé pode reduzir-se a uma simples crença num deus.

 

Quais as fontes da Espiritualidade? Palavra de Deus, Eucaristia e Oração.

Para conhecermos a Espiritualidade de alguém é necessário conhecer o íntimo da pessoa. Uma análise externa pode deformar o nosso conhecimento da pessoa e da sua Espiritualidade. É necessário conhecer e partilhar a vida com essa pessoa. Não basta conhecer os fenómenos externos. É necessário conhecer o seu íntimo.

A espiritualidade vai crescendo a ponto de essa pessoa viver uma mística muito própria, nem sempre entendida pelo comum dos mortais. A Mística é algo que ultrapassa a mera razão. Para maior conhecimento convém ler atentamente o nº 14 da Exortação Pós Sinodal Vebum Domini (A Palavra de Deus) de Bento XVI, transcrito neste site no Menu Apresentação, que tem por título: A Palavra de Deus e Revelações Privadas.

Também a Beata Alexandrina viveu a “sua” Espiritualidade, fruto da sua união com Jesus. Cresceu de tal ordem que participou em fenómenos místicos, e pode considerar-se uma das maiores místicas do séc. XX.

 

Neste capítulo não vamos apresentar um estudo acerca da Espiritualidade em Alexandrina. Isso ficará para os especialistas. Com essa finalidade a Fundação Alexandrina de Balasar assinou um Protocolo com a Universidade Católica de Braga.

Vamos apresentar alguns textos de Alexandrina onde encontrámos os principais temas da sua vivência espiritual.

São textos belíssimos e de grande profundidade espiritual. Contudo convém ler com muito cuidado, e não tirar conclusões que podem deformar a mensagem e vida da Beata Alexandrina.

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