logotipo /imagens/bandeiras/pt.gif   /imagens/bandeiras/gb.gif   /imagens/bandeiras/it.gif   /imagens/bandeiras/es.gif   /imagens/bandeiras/fr.gif
  
Slideshow Image 1 Slideshow Image 2 Slideshow Image 3 Slideshow Image 4 Slideshow Image 5 Slideshow Image 6 Slideshow Image 7 Slideshow Image 8
Apresentação
Palavra do Pároco
Palavra de Deus e revelações privadas
Aparições e revelações
Os Santos e a interpretação da Escritura
Balasar
Beata Alexandrina
História de uma Vida
Missão
Mensagem
Espiritualidade
Mística
Colóquios
Êxtases
Orações
Fátima e Balasar
Alexandrina no mundo
Processo | Glorificação
Serviços
Horários Litúrgicos
Pastoral da Mensagem da Beata Alexandrina
Serviços aos Peregrinos
Peregrinos - Estatísticas
Destaques
Capela da Santa Cruz
Cruz de Cristo
História da Capela S. Cruz
Alexandrina e a Santa Cruz
Fundação
Protocolo
Logótipo
Corpos Gerentes
Arquivo
Notícias
Temas de Reflexão
Meditar e Rezar com a Beata Alexandrina

Espiritualidade

Espiritualidade vem de Espírito. É o modo de viver do crente em Deus que procura alcançar a plenitude da sua relação e comunhão (comum-união) com Deus. A pessoa vai caminhando na procura de Deus, e sente-se de tal ordem em união e possuída de Deus, que pode afirmar como S. Paulo. “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). S. João na sua primeira carta exprime o sentido da Espiritualidade. “Caríssimos, agora  somos filhos de Deus, e ainda não se ainda não se manifestou  o que havemos de ser. Sabemos que quando Jesus Se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos como Ele é.” (1 Jo 3,2).

 

Há uma só Espiritualidade: a de Jesus Cristo. Mas cada pessoa exprime a sua espiritualidade conforme o carisma que Deus lhe concede. Por isso há diversidade na expressão da Espiritualidade, porque há diversidade de carismas (1 Cor cap. 12).

A Espiritualidade não pode ficar num “espiritual” sem uma vida concreta. É nas obras da vida que se exprime a Espiritualidade. A Espiritualidade modela a vida da pessoa. Espiritualidade é deixar-se conduzir pelo Espírito Santo. S. Paulo, nas suas cartas, muito fala do Espírito Santo e da Sua ação na vida do cristão. Apresenta o Espírito Santo como alguém sem O qual não se pode acreditar em Jesus. Na primeira carta aos Coríntios diz: "Ninguém pode dizer: ”Jesus é o Senhor!” a não ser sob a ação do Espírito Santo”( 1 Cor 12,3). Faz constantes apelos a vivermos pelo Espírito Santo. Sem uma verdadeira Espiritualidade a Fé pode reduzir-se a uma simples crença num deus.

 

Quais as fontes da Espiritualidade? Palavra de Deus, Eucaristia e Oração.

Para conhecermos a Espiritualidade de alguém é necessário conhecer o íntimo da pessoa. Uma análise externa pode deformar o nosso conhecimento da pessoa e da sua Espiritualidade. É necessário conhecer e partilhar a vida com essa pessoa. Não basta conhecer os fenómenos externos. É necessário conhecer o seu íntimo.

A espiritualidade vai crescendo a ponto de essa pessoa viver uma mística muito própria, nem sempre entendida pelo comum dos mortais. A Mística é algo que ultrapassa a mera razão. Para maior conhecimento convém ler atentamente o nº 14 da Exortação Pós Sinodal Vebum Domini (A Palavra de Deus) de Bento XVI, transcrito neste site no Menu Apresentação, que tem por título: A Palavra de Deus e Revelações Privadas.

Também a Beata Alexandrina viveu a “sua” Espiritualidade, fruto da sua união com Jesus. Cresceu de tal ordem que participou em fenómenos místicos, e pode considerar-se uma das maiores místicas do séc. XX.

 

Neste capítulo não vamos apresentar um estudo acerca da Espiritualidade em Alexandrina. Isso ficará para os especialistas. Com essa finalidade a Fundação Alexandrina de Balasar assinou um Protocolo com a Universidade Católica de Braga.

Vamos apresentar alguns textos de Alexandrina onde encontrámos os principais temas da sua vivência espiritual.

São textos belíssimos e de grande profundidade espiritual. Contudo convém ler com muito cuidado, e não tirar conclusões que podem deformar a mensagem e vida da Beata Alexandrina.

Destaques
/imagens/destaques/rsz_anopastoral2016_17.jpg
Agenda
2016-2017
Ano Mariano - Fé Contemplada
8 e 9 de julho 2017
Festa do Senhor da Cruz
14 de setembro
Exaltação da Santa Cruz
13 de outubro 2017
62.º aniversário da morte da Beata Alexandrina
31 de outubro
Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria
Localização

Ver mapa maior
ContactosMoradaHorários

Tel. Igreja: (00351) 252 951 601

Tel. Fundação: (00351) 252 951 264 

Tlm Fundação: (000351) 963 649 183

E-mail: fundacao@alexandrinadebalasar.com

Rua Alexandrina Maria da Costa, 21

4570-017 Balasar PVZ

GPS     41º 24' 17'' N    8º 37' 31'' W

Receção da Igreja:

segunda feira a sábado

09h00-12h30 e 14h00-18h00

domingo

09h00 às 12h45 e 14h30 às 18h00 

                                      

Casa da Alexandrina:

Inverno

09h00-12h00 e 14h00-18h00

Verão

Semana - 09h00 às 12h00 e 14h00 às 16h00

Domingo e Dia Santo - 08h00 às 19h00